quarta-feira, 28 de julho de 2010

MODELO DE BAREMA PARA SEMINÁRIO PRESENCIAL


ESCOLA ESTADUAL DE BARRA DO TARRACHIL

CURSO: FORMAÇÃO GERAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROFESSOR: EDMO ALVES NOVAIS
EMAIL: edmomatematica@yahoo.com.br
EMAIL: edmomat@hotmail.com






BAREMA PARA AVALIAÇÃO DE SEMINÁRIO PRESENCIAL.




Os critérios de avaliação serão individualizados e pontuados por item. Cada item valerá no mínimo 0,1 e no máximo 1,0 (pontos), totalizando um total de 10,0 pontos.




CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO SEMINÁRIO PRESENCIAL
RECURSOS UTILIZADOS

QUALIDADE DO MATERIAL APRESENTADO

EXPOSIÇÃO DO MATERIAL

PRESENÇA DE PALCO

EXPLICAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO CONTEÚDO EXPOSTO

INTERAÇÃO ENTRE O GRUPO

PRATICIDADE

CRIATIVIDADE

OBJETIVIDADE

CLAREZA NA APRESENTAÇÃO

TOTAL DE PONTOS







Barra do Tarrachil
julho 2010

terça-feira, 27 de julho de 2010

PROJETO: A influência da tecnologia aplicada na “Olimpíada de Matemática” da Escola Estadual de Barra do Tarrachil


ESCOLA ESTADUAL DE BARRA DO TARRACHIL – EEBT
CURSO: FORMAÇÃO GERAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
TURMAS: 1ª, 2ª e 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
PROFESSOR: EDMO ALVES NOVAIS
EMAIL: edmomat@hotmail.com


A influência da tecnologia aplicada na “Olimpíada de Matemática” da Escola Estadual de Barra do Tarrachil


BARRA DO TARRACHIL (CHORROCHÓ – BA)
JULHO/2010




ÍNDICE
Introdução..............................................03
Problematização....................................04
Objetivo geral........................................05
Objetivos específicos............................06
Justificativa...........................................07
Metodologia..........................................08


INTRODUÇÃO

O ensino da matemática vem passando por um processo de transição nos últimos anos. Pesquisas realizadas na área de Educação Matemática comprovam que esta disciplina é efetivamente central na formação dos indivíduos assim como sua interpolação na sociedade. Nesse sentido, um insucesso em Matemática significaria um fracasso não apenas na vida escolar, mas na própria condição de cidadão desses indivíduos.
Uma das grandes dificuldades no ensino matemática é a linguagem que precisa ser utilizada. Muitas vezes percebemos que os alunos compreendem a "idéia", mas não são capazes de manipular a linguagem. Outras vezes, o que é pior, manipula a linguagem de forma automática sem aprender seu significado.
A matemática mostra-se presente não apenas no cotidiano do indivíduo, mas também nas diversas áreas de pesquisas, tendo um conhecimento universal e dinâmico que pode ser percebido, explicado, construído e entendido de diversas maneiras, reconhecendo que cada aluno/a possui a sua forma de matemática. Dessa forma, destaca-se a 1ª Olimpíada de Matemática com o auxílio das MÍDIAS que será realizado neste Distrito como uma forma de um ensino significativo. A implantação da 1ª Olimpíada de Matemática voltada para o uso das TECNOLOGIAS é uma competição que consiste na resolução de problemas matemáticos, dirigida aos alunos do Ensino médio da Escola Estadual de Barra do Tarrachil. As questões selecionadas têm caráter interdisciplinar, e exigem raciocínio lógico dos alunos.
Ressaltando que o presente Projeto tem como foco a inserção dos alunos/as nos vestibulares, dar condições para que os mesmos possam estar fazendo concursos e posteriormente inseri-los no mercado de trabalho. Acrescentamos ainda sua importância no sentido de diminuir o índice de reprovação e evasão nesta disciplina.


PROBLEMATIZAÇÃO

O interesse em desenvolver este projeto, surgiu da necessidade de melhorar o processo ensino-aprendizagem nesta disciplina na Escola Estadual de Barra do Tarrachil, utilizando as MÍDIAS entendendo que os nossos alunos necessitam delas para que possam estar inseridos num mundo cada vez mais globalizado. Apresentamos os seguintes questionamentos: Quais as contribuições que a Olimpíada de Matemática utilizando MÍDIAS pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática no ensino médio? Como a Olimpíada de matemática pode favorecer na aquisição de um conhecimento prazeroso para alunos e professores? Qual o papel da Olimpíada de Matemática na formação pessoal de alunos e professores? Qual o interesse dos nossos alunos em trabalhar com TECNOLOGIA?


OBJETIVO GERAL

Mobilizar um estudo voltado para o uso das TECNOLOGIAS, aplicando-as na matemática de forma significativa desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático do aluno e professor fazendo com que busquem uma formação mais completa influenciando na melhoria do ensino.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação nesse Distrito;
Ø Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento matemático através das mídias;
Ø Identificar jovens talentos nesta área de conhecimento;
Ø Incentivar o aperfeiçoamento dos professores, contribuindo para a sua valorização profissional;
Ø Envolver alunos das séries do ensino médio em atividades que envolvam o ensino da matemática de forma lúdica e prazerosa.


JUSTIFICATIVA
A 1ª Olimpíada de Matemática da Escola Estadual de Barra do Tarrachil com a utilização das MÍDIAS impele à mobilização de professores e alunos para um processo de ensino- aprendizagem significativa na disciplina de matemática, a fim de elaborar e analisar, com os próprios professores, estratégias p/ superar dificuldades neste ensino, embasados em estudos teóricos. Para isso é necessário fazer o aluno pensar produtivamente e nada melhor que apresentar situações problemas que o envolvam, o desafiem e o motivem a querer resolvê-los. Para resolver problemas, é preciso desenvolver determinadas estratégias que, na maioria das vezes, se aplicam a um grande número de situações. Além do mais, vivemos em um mundo GLOBALIZADO que exige pessoas ativas e participativas, que deverão tomar decisões rápidas e, tanto quanto possível, precisas. É necessário formar cidadãos que saibam resolver de modo inteligente seus problemas independentemente da área em que atuam, assim como desenvolver sua criticidade em torno de tudo o que os cercam. Para isso, é preciso que o aluno pratique a resolução de problemas constantemente. Uma alternativa para concretizar essa situação, será a realização da 1ª Olimpíada de Matemática fazendo uso das MÍDIAS em nossa escola. A implantação da Olimpíada proporcionará a captação, atenção e interesse não só dos alunos mais preparados, mas fundamentalmente estimular e embasar os que apresentam baixo desempenho. A proposta vem desmistificar a idéia de que a matemática é uma matéria difícil, arraigada na mente de nosso aluno, ao trabalhar de forma lúdica e prazerosa na construção do conhecimento, focando sua aplicação, ao trilhar por um caminho que ele mesmo tenta construir, onde faz inferências, levanta hipóteses e tira suas conclusões de maneira independente, interagindo com outros colegas e professor. Como também desenvolver um espírito competitivo, sadio, a criatividade na resolução de problemas, evidenciando que a matemática não é uma ciência pronta e acabada, mas sim uma construção contínua do saber. Portanto, pretende-se sensibilizar os alunos de que bons resultados são conseguidos com esforço e dedicação. Assim, valorizar o potencial de raciocínio criativo dos alunos, ajudando-os a fazer uso do mesmo em outras áreas do conhecimento, incentivando também os professores a levarem situações do nosso cotidiano para a sala de aula, utilizando as MÍDIAS para solucionar os problemas, tornando o ensino menos livresco e menos conteudista.



METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido com a participação de alunos e professores, implantados num processo evolutivo no que diz respeito ao conhecimento, onde serão elaboradas e executadas diversas ações: Reunir com os professores e o corpo diretivo para apresentar as etapas de uma olimpíada de matemática com o auxílio das MÍDIAS. Em seguida serão realizadas reuniões com os professores para apresentar as etapas da olimpíada de matemática e formar a comissão para a organização da Olimpíada, a execução do projeto, regulamento, elaboração do banco de questões para serem utilizados em sala de aula, premiação entre outros. Na olimpíada será utilizado o método que envolve situações-problema para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos do ensino médio. Ela será aplicada em três níveis de acordo com o nível escolar dos alunos seguindo com a aplicação das provas em duas fases. A preparação para a Olimpíada de matemática, de uma maneira geral, poderá contribuir para uma nova fase do ensino da matemática, a busca de novos talentos e/ou sua criação. Assim, com esta prática a vivência de outra percepção de olimpíada vai de encontro às velhas técnicas tradicionais, que reduzem as olimpíadas de matemática em procedimentos previamente fixados e forte espírito de competição.
A 1ª olimpíada de Matemática direciona-se em mobilizar alunos e professores para um processo de ensino aprendizagem significativa na disciplina de matemática.

PROVA DA OBMEP



(OBMEP) MOMENTO DA EXPLICAÇÃO DA PROFESSORA MARINALVA RODRIGUES MOMENTOS ANTES DA REALIZAÇÃO DA PROVA






ABRINDO O LACRE DAS PROVAS (OBMEP)
http://www.edinhomatematica.com/


A ESCOLA ESTADUAL DE BARRA DO TARRACHIL PARABENIZA A TODOS PELO SUCESSO NA OBMEP ( OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS)